Você está aqui: Página Inicial > Areia > Núcleo de Extensão > PROJETOS DE EXTENSÃO > PROJETO: FORMAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE AREIA

PROJETO: FORMAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE AREIA

por Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto publicado 13/07/2018 09h25, última modificação 13/07/2018 09h37

OBJETIVOS 

Objetivo geral:

Formar, mobilizar e possibilitar a organização dos trabalhadores da catação no município de Areia. 

Objetivos específicos:

1. Realizar oficinas e palestras para formação e qualificação do exercício profissional dos catadores de materiais recicláveis.

2. Divulgar a organização dos profissionais da catação em mídias sociais, impressas e de audiovisual, com o intuito de promover a maior doação de resíduos previamente selecionados na fonte geradora.

3. Organizar os catadores de materiais recicláveis de forma legal, por meio de uma Associação.

Resultados esperados / Disseminação de resultados

Espera-se com o presente Programa, organizar os catadores de materiais recicláveis da cidade de Areia de forma legal, assim como aumentar a quantidade dos resíduos coletados e previamente separados na fonte geradora.

Também buscamos o reconhecimento pelo trabalho dos catadores de materiais recicláveis como agente ambiental, da mesma forma como a efetivação da politica nacional dos resíduos sólidos.  Outros resultados que almejamos são: elevação da autoestima dos catadores de resíduos sólidos e aumento do valor comercial dos produtos coletados, visto que há a possibilidade de exclusão dos atravessadores nesse processo de venda, proporcionando uma melhor condição de vida e trabalho para os profissionais da catação.

Buscar-se-á parcerias na gestão municipal, estadual e federal, por meio de órgãos públicos ambientais no intuito de garantir todo o material físico necessário para efetivação da organização dos catadores de materiais recicláveis, como previsto em lei, assim como participação de meio de comunicação para divulgação do projeto para agregar parceiros comunitários, além de publicações em eventos científicos e confecção de folhetos educativos para distribuição na comunidade.